sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hj estou um panda...com uma olheira horrivel...

Olheiras: causas, tratamentos, dicas.

Ficar mais bonito faz bem para a auto-estima de qualquer um!

Confira no artigo abaixo tudo o que você precisa saber sobre olheiras. Problema que incomoda na aparência estética tanto das mulheres quanto dos homens e além disso, também está condicionado à hábitos de vida que não são saudáveis. 

Causas

As olheiras são originadas por um depósito de melanina - pigmento escuro - na pele que podem ter várias causas como genética, cansaço, estresse físico ou emocional, noites mal dormidas e outros.
As olheiras ocasionadas pelo estresse ou por uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece.
Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. "Neste caso, além da influência e do cansaço há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e como a pele é bem fina o escurecimento é rápido".

A região logo abaixo dos olhos, chamada de pálpebra inferior, é onde fica a pele mais fina do corpo humano. Quanto mais clara é a pele, maior a tendência a ter olheiras, pois ela fica quase transparente e deixa visíveis os vasos sanguíneos -- que são muitos na região da face. Qualquer alteração da quantidade de água no corpo muda a coloração dos vasos, o que pode causar olheiras.

(clique na imagem para ampliá-la)

Dicas

Alguns truques de última hora podem ser úteis, quando se quer estar bonita e se dormiu pouco. Segundo a dermatologista Ligia Kogos, lavar o rosto, massageando com água quente, assim como saunas e banhos quentes são excelentes para disfarçar as olheiras.
Cremes hidratantes lubrificantes estimulam a circulação e vasodilatação, diminuindo as bolsas, já que se faz uma "drenagem linfática" da região também são importantes. "Isso é especialmente útil pela manhã, quando a pessoa acorda com os olhos inchados, olheiras, rosto marcado pelo travesseiro", explica.
Aprender a disfarçar as olheiras usando corretivo em bastão bem seco, também é fundamental para a mulher. "Fixe-o com um pouco de pó facial aplicado com esponja de espuma. Corretivo é indispensável para as mulheres que se afligem com as olheiras. Leve até para uma ilha deserta", aconselha Ligia.

Maquiagem:
maquiadora Simone Barcelos ensina uma técnica para disfarçar as olheiras. Primeiro, aplique o primer, que é o fixador de maquiagem, para tirar um pouco do brilho da pele. Em seguida, passe a base, que neutraliza os tons mais rosados da pele. Por último, coloque o corretivo, que é o que realmente tira a coloração da olheira. Tanto a base quanto o corretivo devem ser da cor da pele. O ideal é usar um pincel, pois as mãos aumentam a oleosidade do rosto.
O resultado fica bastante natural, tanto que homens também podem usar. 


O caso de Priscila:
O problema que atormentava a publicitária Priscila Siqueira é o mesmo que aflige muitas mulheres que sofrem com olheiras.
"O excesso sempre me incomodou.
Estava viciada em maquiagem para disfarçar a escuridão debaixo dos meus olhos. Ficar sem corretivo na região, nem pensar" lembra.
Para amenizar o desconforto, Priscila vivia fazendo compressas com chás e extratos de flores. "Tanto esforço para nada. Os resultados não apareciam", declara. Apesar de achar o seu rosto lindo, não suportava ficar na frente do espelho e ver suas olheiras.
Cansada de se dedicar a cuidados sem retorno, Priscila apelou para a medicina, a fim de descobrir uma solução definitiva para o seu problema. "Eu não queria nada que levasse muito tempo e que fizesse com que eu sentisse dor. Cheguei a pensar que queria o impossível", conta.

Foi quando descobriu o laser, um método considerado o mais moderno para eliminar olheiras. "O aparelho de luz pulsada mais laser, denominado Quantum, emite descargas de luz que são capazes de diminuir sensivelmente a coloração castanho arroxeada. Ele age na rede de vasos que se encontra abaixo da pele, assim como na pigmentação que se localiza nas camadas mais superficiais", explica Ligia Kogos.

O aparelho também aumenta muito o teor de colágeno da pele. "A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e por conseqüência isso também contribui muito para melhorar o aspecto da face", afirma a especialista.
Segundo a dermatologista, o tratamento consiste em cerca de cinco sessões onde o globo ocular é protegido por uma capa metálica, a pele é recoberta por um gel especial e os feixes de luz são aplicados na região. "Em alguns casos, vermelhidão e inchaço temporário podem acontecer, mas na maioria das vezes não representa grande incômodo", conta Ligia.


Tratamento Laser para Olheiras

O laser é um tratamento muito eficaz e recomendado por dermatologistas. O tratamento consiste na aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sangüíneos. O aparelho também estimula o aumento do teor de colágeno da pele. A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e, por conseqüência, também contribui muito para melhorar o aspecto geral do rosto.

Como funcionam os tratamentos a laser:

1. Os tratamentos a laser para olheiras usam feixes de luz para suavizar as camadas da pele. Esses feixes de luz são visíveis (infravermelhos ou ultravioletas), e criam ondas que se movem sobre a pele. A energia libertada a partir da luz atinge a pele e é absorvida através das diferentes camadas da pele para corrigir pigmentações irregulares. São necessários á volta de 3 procedimentos de 40 a 60 minutos, com intervalos de 10 a 15 dias, dependendo claro do grau de olheiras que o paciente tem bem como o seu tipo de pele e reacção ao tratamento.

Tipos de tratamentos a laser:

2. Existem vários tipos de laser que são usados no tratamento de olheiras. Eles são usados de acordo com as características do paciente. Os cirurgiões plásticos utilizam diferentes tipos de tratamentos a laser, pois a cor e tipo de pele determina o tipo de laser que irá proporcionar uma melhor absorção. Por exemplo, para pessoas com pele mais escura, é frequente os cirurgiões usarem o CO2 e o Er:YAG. Outro tipo usado frequentemente é a luz intensa pulsada.

Preparação do tratamento:

3. Para se preparar para um tratamento a laser para olheiras, a maior parte dos médicos recomenda que se tomem algumas medidas destinadas a prevenir coágulos sanguíneos ou inflamações. A semana anterior ao tratamento a laser, o paciente deve evitar bebidas alcoólicas e aspirinas entre outros. Os cirurgiões costumam fornecer um pacote de medicamentos e outras substâncias.

Recuperação:

4. A recuperação de um tratamento a laser para olheiras demora cerca de cinco a oito semanas. Aplique gelo, máscaras de gel, ou vinagre para reduzir o inchaço, que geralmente desaparece dois ou três dias após o tratamento. O seu médico deve recomendar que mantenha a cabeça elevada, pelo menos duas semanas após o procedimento, que tome a medicação e evite a exposição ao sol por uma ou duas semanas por causa da sensibilidade. Deve também evitar maquiagem até os médicos dizerem que pode voltar a usar.

Custo:

5. O custo de um tratamento a laser para olheiras varia de acordo com o país e cidade onde vive e a reputação e custo do próprio cirurgião. Os preços podem variar entre 1.000€ a 5.000€/ R $ 2.300 a 11.000 por tratamento. Tenha em conta que estes são apenas valores de referência, outros factores podem afectar o custo de um tratamento a laser para olheiras.


Drenagem Linfática

A drenagem linfática é boa para diminuir a retenção de líquidos.


Cosméticos

Existem produtos específicos para tratar de olheiras, que atuam especificamente na região dos olhos. Para essa região — que tem uma vascularização delicada — os componentes indicados são: Vitamina K-1, bioflavonóides, vitamina C e retinol. Esses princípios ativos aumentam o tônus venoso e com isso diminuem a dilatação, uma vez que atuam na micro-circulação sanguínea.


Peeling

Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento. Entretanto, esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação criteriosa de um médico para evitar manchas permanentes ou quaisquer outras complicações.


Receitas Caseiras

As receitinhas caseiras sempre ajudam a amenizar o problema, além disso, são mais baratas.
Quase todo mundo conhece um remédio caseiro para as olheiras. É um problema tão comum que dezenas de culturas diferentes, especialmente as avós, têm o seu próprio remédio caseiro preferido para as olheiras. Os remédios caseiros para olheiras podem ser bastante úteis.
Compressas de chá de camomila gelado são eficientes para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. A camomila acalma a região e o fato de o chá ser gelado contrai os vasos. Arnica e bardana podem substituir a camomila.
Para atenuar olheiras devido a noites mal dormidas, rale uma batata no ralador de queijo, encharque dois chumaços de algodão com a pasta de batatas e coloque sobre os olhos por dez minutos. A seguir lave a região.
Ferva durante 10 minutos um punhado de flores de limeira com aproximadamente 250 ml de água limpa, deixe esfriar e coe as flores de limeira. Depois é só colocar sobre as pálpebras, utilizando um algodão.
Coloque 100 g de chá verde em 500 ml de água fervente. Abafe por cinco minutos. Espere esfriar e, depois, guarde na geladeira. Embeba dois algodões e coloque-os sobre os olhos. Deixe agir por 15 minutos.

Remédios naturais caseiros para olheiras:

> Você pode tentar esta solução simples, eficaz e natural para olheiras. Pegue em igual quantidade de batatas e pepinos e misture o seu suco. Aplique este suco na área em redor dos olhos com a ajuda de um algodão. Deixe secar por 15-20 minutos e depois lave os olhos com água fria. Este é um remédio caseiro muito útil para as olheiras.
> O óleo de amêndoa é um dos melhores remédios caseiros para remover olheiras. Faça uma massagem regular abaixo do olho usando óleo de amêndoa por 15 minutos. Este é um tratamento natural seguro e benéfico para remover olheiras.
> Prepare uma pasta de suco de abacaxi e açafrão. Aplique-a sobre as olheiras durante uns 20 minutos e lave em seguida. É bom para remover olheiras escuras.
> Misture 2 colheres de sopa de suco de tomate e 2 colheres de sopa de suco de limão, e aplique esta mistura sobre as olheiras. Este é um remédio eficaz para olheiras escuras.
> Outra solução simples para remover olheiras em casa é água de rosas. Aplique-a com algodão nas olheiras. A água de rosas esfria os seus olhos e ajuda na eliminação de pigmentação escura.
> Um dos mais conhecidos e eficaz remédio caseiro para olheiras, será sempre o famoso pepino. Fatias finas de pepino aplicado nos seus olhos não só ajudam a clarear a pele, mas também acalma e refresca os olhos. Isto pode ser especialmente confortável se você ficou acordado até tarde, ou os seus olhos estão vermelhos e cansados por causa de alergias ou ter ficado a olhar muito tempo para a tela do seu computador.

Remédios de ervas para olheiras:

> Você também pode preparar uma pasta de noz-moscada com leite. Aplique isto sobre e em torno das pálpebras antes de ir para a cama. É um tratamento natural e eficaz para olheiras.
> Prepare uma pasta grossa de suco de tomate, lentilhas e suco de limão. Use essa pasta na área das olheiras. Limpe com água fresca.
> Outro remédio caseiro simples e eficaz para olheiras é o de folhas de menta. Aplique sumo de hortelã sob a área dos olhos. Não só esfria os olhos, mas também ajuda a remover as olheiras escuras.


Fontes: G1Olheiras.orgCyberdiet.