domingo, 27 de dezembro de 2009
Vinhos veja com que combinar....
Vinho: Conheça os principais tipos e pratos para combinar
Já faz um bom tempo que criei o ótimo hábito de comprar um bom vinho para apreciá-lo com minha família numa ocasião especial, ou mesmo com a namorada num encontro romântico, muito bom não é mesmo? E apesar de gostar de vinhos, longe eu querer dar uma de “enófilo”, bebo por prazer e sempre leio matérias, livros, e tudo o que me ajuda na hora de escolher uma garrafa ou mesmo diferenciá-las para saber combinar com o que vai acompanhar na hora de abrir uma delas.
Não deixa de ser uma ótima dica conhecer sobre as principais cepas e tipos de vinhos e os pratos que melhor acompanham cada um. Não vou falar de todas, claro, mas confira algumas das principais e torne esse hábito saudável e muito interessante parte do seu dia a dia.
Cepas tintas
Cabernet Sauvignon: Vinhos de qualidade são feitos mais com esse tipo de uva do que com qualquer outra, original da margem esquerda de Bourdeaux, onde ali os vinhos têm um bom envelhecimento e são bem-estruturados. É combinado com também com uvas Merlot e Cabernet Franc. Vinho deste tipo de uva são ricos em tanino(polifenóis responsáveis pela sensação de adstringência na boca) e resveratrol(polifenóis benéficos pr o colesterol).
Combinação: Vai bem com caça e pratos fortes como feijoadas.
Pinot Noir: A Pinot Noir gera um dos melhores vinhos do mundo, com aromas encorpados e perfumados que evoluem de acordo com a idade do vinho. A cepa exige um clima frio, com poucos frutos e muito cuidado, seu lar é na Borgonha mas é bem sucedida no Oregon, EUA e na Nova Zelândia. A Pinot Noir também é usada no champagne e em outros espumantes. O vinho possui taninos de baixa intensidade(a sensação de adstringência na boca é menor) e uma dica importante: um copo por dia corta pela metade o risco de infartos.
Combinação: Carnes delicadas e com pouco tempero, para nao atrapalhar o sabor do vinho, como galinha, codorna.
Syrah/ Shiraz: É o mais “pesado” dos vinhos, sua tanacidade é mesmo de enxugar a boca. Na França é cohecida por Syrah, e produz vinhos perfumados, com bom envelhecimento, na região de Rhône. Muito cultivada no sul da França e na Austrália, onde o vinho é muito desejado. Também é combinada com Cabernet Sauvignon. Estudiosos afirmam que seus antioxidantes superam os da vitamina E.
Combinação: Carnes gordurosas, de sabor forte.
Merlot: Proveniente de Bordeaux, onde é mesclada com Cabernet Sauvignon e Franc, produz vinhos mais “sedosos”, com aroma bem fluente e alto teor alcoólico, as cepas são ricas em resveratrol.
Combinação: Carnes com molhos bem elaborados(picantes e feitos com mostarda) e queijos.
Cepas Brancas
Chardonnay: É a cepa mais popular do mundo, considerada melhor em termos de qualidade do vinho, é a principal uva branca da Borgonha e tem papel fundamental no champanhe. Produz vinhos secos com saborres que variam drasticamente do adstringente e metálico ao intenso e tropical, dependendo de onde é cultivada.
Combinação: Vai muitobem com lasanhas, massas e risotos.
Riesling: Muitos consideram a melhor cepa branca do mundo, produz vinhoperfumado de acidez vivaz e aromática e níveis alcoólicos relativamente baixos. A Alemanha é a grande produtora deste tipo de cepa/ vinho.
Combinação: Pescados em geral.
Sauvignon Blanc: As cepas secase e muito perfumadas da Sauvignon Blanc viveram um surto de popularidade recentemente, muito cultivada em Bordeaux é cada vez mais empregada como varietal, sendo mesclada com a uva Sémillon, em Bourdeaux e na Califórnia quando envelhecida em barris de carvalho é também conhecida como “Fumé Blanc”.
Combinação: Pescados em geral
Fonte: Vinhos do mundo todo(Editora Zahar) / Men’s Health(07/2009)