segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Pensar positivamente ajuda a melhorar a vida


Se você é do tipo de pessoa que fica chorando pelos cantos da casa ou reclamando de tudo e de todos, saiba que, além de estar fora de moda, será muito difícil melhorar como pessoa.

Estudiosos do comportamento humano vêm propondo, através da Psicologia Positiva, uma nova maneira para se encarar a vida. Como o próprio nome diz, .

Segundo os positivistas, perceber o poder das nossas forças e virtudes fazem com que melhoremos nosso potencial, motivação e capacidades. Nessa linha, ser feliz é pesar os momentos da vida e ter claro que o resultado pende mais para o lado da felicidade. Na Psicologia Positiva não se espera que a pessoa deixe de ter problemas ou vivencie momentos e situações de tristeza, mas que apesar disso sinta-se feliz.

Mesmo para leigos em psicologia, a ideia de que a felicidade pode ser conquistada por meio do cultivo de emoções afirmativas em relação ao nosso passado, presente e futuro faz sentido.

No dia a dia, enfrentamos situações nas quais um olhar positivo poderia ajudar muito a solução das dificuldades. No trabalho, por exemplo, perceber nossos colegas como parceiros e não adversários e competidores nos torna potencialmente mais afáveis e queridos, o que nos leva a receber em troco gentilezas e companheirismo.

O mesmo pode-se dizer para a família e amigos: quando vemos nossos entes queridos como pessoas que têm potencial e que podem, apesar dos problemas, nos ajudar a encontrar a felicidade, a vida fica muito mais gostosa e melhor para ser vivida.

Quando deixamos o espírito aberto para sentir emoções como alegria, otimismo e esperança sobre os fatos que nos sucedem, fortalecemos nossos recursos intelectuais, físicos e sociais, e nos tornamos mais fortes perante as ameaças.

Entender que o cultivo das emoções positivas promove uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, nos deixando abertos para novas ideias e experiências, é uma boa saída alcançar momentos de felicidade.
Olhando essa nova proposta do ponto de vista das relações interpessoais, não resta dúvida de que, quando nos olhamos de forma mais positiva, nosso ambiente familiar e de trabalho tornam-se muito mais agradável.

Mas para ter um olhar afirmativo para a vida é preciso:

- Não se comparar às outras pessoas. Entender que se é único e, portanto, as escolhas devem ser próprias e adequadas para si.

- Ser generosa quando pensar nos erros das pessoas. Ninguém é perfeito, mas pode melhorar se for ajudado.

- Procurar ser imparcial nos julgamentos sobre as situações e pessoas, não imaginar sempre o pior.

- Ser humilde e entender que não se pode ser e ter tudo o que se quer; existem limites para todos.

- Procurar ser grata pelas pequenas e grandes coisas que nos fazem e que a vida nos dá.

- Procurar o lado bom das coisas. Isso ajuda a ter bom humor, animação e entusiasmo.

Lembre-se, a felicidade não é um prêmio apenas para criaturas afortunadas, ela está ao alcance de todos nós. Mas é preciso fazer algum esforço para encontrá-la!