sábado, 28 de novembro de 2009

Cuide das manchas causadas pelo sol


Cuide das manchas causadas pelo sol


O verão deixa você toda manchada? Além de não combinar com os decotes, essas marcas precisam ser tratadas o quanto antes

Por: Gabriella Araújo

Durante o verão é comum que manchinhas apareçam na pele. Grande parte é decorrente de sol sem proteção adequada, a exemplo das melasmas, marcas permanentes e difíceis de serem removidas. Por isso, nunca, mas nunca mesmo, se esqueça de usar filtro solar. Outros tipos comuns de manchas são a pitiríase alba, causada pelo sol excessivo sem proteção, e o pano branco, uma micose que impede a pigmentação da pele. Ao primeiro sinal, procure seu dermatologista para o diagnóstico correto.

Pano branco (Pitiríase Versicolor)

Causado por um fungo que durante uma baixa de imunidade, por exemplo, sai do couro cabeludo e vai para a pele. Os sintomas são manchas brancas nas costas, no braço ou no colo e são mais notados quando a pele está bronzeada.

Melasmas

São manchinhas escuras que aparecem no rosto, pescoço e colo. São causadas pelo sol ou por fatores genéticos. Pílulas anticoncepcionais, em alguns casos, fazem com que a pele produza mais melanina em contato com o sol.

Pitiríase Alba

As manifestações surgem após a exposição intensa da pele ao sol. São manchas claras, arredondadas, que descamam, coçam e dão a impressão de ressecamento. Aparecem geralmente no rosto, tronco e braços.